Páginas

domingo, 29 de novembro de 2009

Comissão organizadora nacional abre canal direto com a população pela internet


Discutir a internet na internet. Esta é a proposta da comissão organizadora da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) agora que se iniciou a segunda etapa do ciclo de debates rumo à plenária nacional. As discussões sobre a área de comunicação no Brasil estão abertas à sociedade. Primeiro, as conferências de comunicação realizadas em 26 estados e no Distrito Federal fomentaram este debate. Agora, a comissão organizadora abre um canal direto com a população para receber sugestões: a Conferência Virtual, que está disponível até 5 de dezembro no site oficial da 1ª Confecom (http://www.confecom.gov.br/).
Para participar da Conferência Virtual com perguntas e sugestões é preciso fazer um cadastramento prévio. É importante ler com atenção as regras de participação que aparecem logo no início do cadastramento do usuário.
A intenção da comissão organizadora é promover a discussão ampla sobre os novos meios de comunicação e as sugestões colhidas na Conferência Virtual serão reunidas em um documento a ser entregue aos delegados presentes à 1ª Confecom.
A etapa final da conferência ocorre entre 14 e 17 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Durante quatro dias, estes delegados vão pensar em soluções para a comunicação brasileira.
Cadastramento

O número de propostas apontadas pelas conferências de comunicação realizadas em 26 estados e no Distrito Federal está em torno de 3,5 mil. Todas estão sendo enviadas à comissão organizadora da Confecom.
O cadastramento das propostas no site da 1ª Confecom termina nesta sexta-feira, dia 27, e o cumprimento deste prazo é motivo de alerta feito às comissões organizadoras estaduais.
Somente com todas as propostas cadastradas em uma ferramenta disponível no site da conferência, poderá começar a próxima etapa do trabalho, que é a sistematização. O processo consiste em agrupar as propostas de acordo com os três eixos temáticos: “produção de conteúdo”, “meios de distribuição” e “cidadania: direitos e deveres”. Uma vez sistematizadas, as propostas serão publicadas no “Caderno de Propostas”, documento com o qual os 1.684 delegados trabalharão durante a plenária nacional.
O “Caderno de Propostas” será distribuído e publicado no site da Confecom para que os delegados conheçam de antemão as propostas apresentadas pelos demais estados.

JOVENS LANÇAM CAMPANHA CONTRA O EXTERMÍNIO DURANTE O ENCONTRO DE FÉ E POLÍTICA




Ontem (28 de novembro de 2009), jovens de todo Brasil participaram do ato de lançamento da campanha nacional contra a violência e o extermínio de jovens promovida pelas Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude Rural e Pastoral da Juventude do Meio Popular), com o apoio do Setor Juventude da CNBB e do Fundo Nacional de Solidariedade.
De acordo com o material distribuído durante o lançamento pela coordenação da campanha, a iniciativa é uma ação articulada por diversas organizações para levar a toda a sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, através de ações de formação política, ações de massa e divulgação e intervenções de monitoramento da mídia contra a violação de direitos humanos.

A campanha vem sendo organizada desde maio de 2009 e conta com o apoio de inúmeras organizações de juventude de todo o país. Durante o lançamento, jovens das Pastorais da Juventude apresentaram os eixos da campanha e em seguida pintaram com as suas próprias mãos um grande painel representando a marca da campanha: várias mãos abertas indicando um “basta” a toda forma de violência.

Segundo Tábata Silveira, secretária nacional da Pastoral da Juventude Estudantil, a escolha do mês de novembro para o lançamento é uma forma de denunciar o aumento do número de mortes de jovens negros, bem como propor uma articulação das várias organizações que militam na linha do Movimento Fé e Política.
No próximo ano várias iniciativas são previstas pela campanha, como a realização de seminários estaduais e marchas locais no primeiro semestre e a construção de uma grande marcha nacional que está prevista para o segundo semestre de 2011.

Contatos da campanha: (71)88563012 - Hildete Emanuele ou (75) 99009605 – Felipe Freitas. E-mail: contraaviolencia.pjb@gmail.com


segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Ações afirmativas. Até que todos tenham oportunidades iguais

 
 
Hip hop, expressão da juventude de periferia
Energia solar: limpa e renovável
Sedentarismo traz doenças. Exercícios físicos, a vida.
O futuro da ciência são os problemas do presente
 
 Ações afirmativas por uma sociedade mais justa (p.12-13)
O termo ação afirmativa faz referência a um conjunto de políticas públicas destinadas a proteger minorias ou grupos sociais que tenham sido discriminados no passado. O desafio dessas políticas públicas é a retirada de barreiras, concretas ou não, que impedem a certos grupos o acesso pleno aos estudos, ao mercado de trabalho e aos direitos sociais e humanos. Ângela Guimarães, reafirma a importância das ações afirmativas como um caminho rumo à construção de um país onde as oportunidades realmente podem ser para todos.
Ângela Guimarães,
membro do Conselho Nacional de Juventude e integrante da Unegro,
Salvador, BA.
Endereço eletrônico: angelaguimaraes@gmail.com
 
Pedidos ao Mundo Jovem, a partir de 30 de novembro: mundojovem@pucrs.br ou pelos fones 0800-515200 (só para telefone fixo) e (51) 3320-3599.
Custo: R$ 29,00 - incluída a despesa de correio.
Pagamento: Depósito na conta: 707.311-9 - Ag 3305-7 do B. Brasil. Código Identificador é o número de seu CPF ou CNPJ.
 
 
 
 



Nota da CNBB pelo Dia da Consciência Negra


A cada 20 de novembro, celebra-se o dia da Consciência Negra, na memória do martírio de Zumbi dos Palmares. A memória desta data assume o caráter de celebração pela presença dos afro-brasileiros que, desde o início, vêm enriquecendo a história e a cultura brasileiras. Assume também o caráter de compromisso e responsabilidade na luta pela inserção cidadã dos negros e negras que vivem à margem da sociedade, em situações de miséria e exclusão social.

Congratulamo-nos com os afro-brasileiros e aproveitamos este momento de celebração e de compromisso, para chamar a atenção para a realidade de violência que atinge os adolescentes e jovens, especialmente os negros e negras, em nosso país. Fazemos este alerta a partir do princípio de que o cuidado com a vida humana deve atingir todas as suas fases, e é justamente na adolescência e juventude que a vida se encontra, em nossos dias, mais ameaçada.

A Igreja no Brasil, reconhecendo que os afro-brasileiros enriquecem a vida eclesial pela expressividade corporal, o enraizamento familiar e o sentido de Deus (Documento de Aparecida, 56), deseja que essa riqueza cultural seja partilhada na alegria de uma vida vivida com dignidade, e se faz solidária com todas as vítimas da violência. Oportunizar espaços de vida digna a todos, particularmente aos adolescentes e jovens, viabilizados pelo acesso à moradia, educação, saúde e alimentação adequadas, é caminho necessário para a superação dessa realidade perniciosa.

Reafirmamos o nosso compromisso no cuidado com a vida e lembramos a necessidade de continuar com as políticas afirmativas de inclusão da população negra, um caminho inequívoco de superação da miséria e exclusão social e de construção da cidadania.

Com as Bênçãos de Nossa Senhora Aparecida!


Brasília, 20 de novembro de 2009




Dom Geraldo Lyrio Rocha

Arcebispo de Mariana – MG

Presidente da CNBB



Dom Dimas Lara Barbosa

Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro

Secretário Geral da CNBB
  

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ITEPAL oferece Curso de Especialização em Pastoral da Juventude

De 25 de janeiro a 19 de março de 2010, o Instituto Teológico Pastoral para América Latina – ITEPAL realizará o Curso de Especialização em Pastoral da Juventude, com o objetivo de aprofundar a identidade, os fundamentos e processos da pastoral da juventude, capacitando agentes para desenvolverem propostas pastorais que dêem novo dinamismo à evangelização dos/as jovens nas Igrejas locais.



Carmem Lucia Teixeira, Coordenadora Geral da CAJU, será uma das assessoras da atividade. Confira, abaixo, a programação da Especialização em Pastoral da Juventude:
Módulo I – FUNDAMENTOS PARA PASTORAL DA JUVENTUDE NA AMÉRICA LATINA (25 jan - 12 fev)

01. Conhecimentos essênciais dos agentes e diagnóstico pastoral (25-29 jna)

02. Realizadade da América Latina e culturas juvenis (01-05 feb)
03. Pastoral da Juventude e Pastoral Vocacional na pastoral de conjunto (08-12 fev)
Módulo II – IDENTIDADE E AÇÕES DA PASTORAL DA JUVENTUDE (15 fev - 19 mar)

04. P.J. Latinoamericana: memoria, desafíos e perspectivas (15-19 feb)

05. Fundamentos teológico-bíblicos da pastoral da juventude (22-26 fev)

06. Formacão integral dos jovens (01-05 mar)

07. Ministerio de assessoria e acompanhamento (08-12 mar)

08. Planejamento participativo e elaboração de projetos (15-19 mar)

Inscrições e maiores informações:
Endereço: Av. Boyacá n° 169D-75, Bogotá, D.C. –-Colômbia. Fones: (57-1) 667-0050; 587-9710 (Ext. 303). Fax: (57-1) 677-6521. E-mail: itepal@celam.org.

Página virtual: http://www.celam.org/itepal
fonte:  http://www.casadajuventude.org.br/index.php?option=content&task=view&id=2131&Itemid=2

Carta aos Grupos de Jovens da Pastoral da Juventude

“A Pastoral da juventude a certeza que o sonho pode acontecer!”

“Agradeço pelo empenho de tantas vozes dispersas até agora!


Vamos juntos/ as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de Jovens”.


(Pe. Gisley – Assessor do Setor Juventude- CNBB)




Saudações jovens Pjoteiros/ as!


Companheiros/ as de utopia,

Como o nosso coração se alegra em saber que esta humilde carta neste momento chega até vocês. Saibam que em nenhum momento deixamos de pensar em cada um (a) de vocês, no mais distante lugar deste grandioso país. Nosso desejo de verdade, era poder estar em constante comunicação, partilhando nossas alegrias e os nossos desafios, escutando e estando mais perto de vocês, de forma mais intensa. Mesmo assim, sabemos que nossos ardores missionários se cruzam, comungam, e se unem na luta única, que é a construção da civilização do amor.

Em nossa reunião de abril deste ano, em Goiânia, vimos o quanto de ações os grupos de base fizeram e o que iriam fazer até o final deste ano, apesar das dificuldades que desafiam a caminhada. Vocês não imaginam a grande felicidade que nos invade, em saber que não estamos em silêncio nos quatro cantos do país. Todos nós sabemos que a existência desta desafiadora organização da Pastoral da Juventude se dá pelo empenho e doação de cada jovem, assessor (a), religioso (a), que fazem das suas vidas, uma vida de grupo.

Neste primeiro semestre, temos vivido muitas surpresas, algumas boas e outras assustadoras. Apesar da nossa grandiosa articulação, percebemos um pouco da nossa ausência na luta em defesa da vida da juventude de forma mais intensiva. O grande índice de jovens que são assassinados em nosso país nos leva urgentemente a pensar novas estratégias de intervenção, pedagogia e metodologia junto a esta causa. Vale ressaltar, o assassinato brutal com Pe. Gisley – Assessor Nacional do Setor Juventude, que nos marcou profundamente e nos motiva a politizar estas mortes jovens e transformar nossas lágrimas em águas - fonte de esperança na luta pela vida.

As nossas atividades permanentes como a Semana da Cidadania, Semana do Estudante e Dia Nacional da Juventude, são fundamentais para dizer por meio de ações concretas, reforçando e fazendo ecoar nossos princípios: NÃO A VIOLÊNCIA, NÃO A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, NÃO A EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL, NÃO AO EXTERMÍNIO DE JOVENS, NÃO A TUDO QUE FERE A VIDA.

Um dos pontos vivenciados que ficou forte na pauta da nossa reunião foi os nossos 04 projetos e a publicação do “Corpo”. O Corpo (Um jeito de ser e fazer – orientações para a caminhada pastoral) é um material que pode unificar os grupos isolados da nossa organização. E falando em instancia, como se encontra cada jovem de seu grupo? E como está o relacionamento do grupo com a comunidade? E as Áreas Missionárias, diaconisa, paróquias, setores, foranias, Arquidioceses, Dioceses, prelazias, Regional e outros tantos que desconhecemos? Então, tudo isso deve estar em sintonia para o Corpo da Pastoral da Juventude funcionar. É! Sabemos que não é fácil manter tudo isso em sintonia, mais é muito inspirador e motivador poder ver tanta gente e tanta historia, trabalhando para uma sociedade livre de todo tipo de dores.

Nós, enquanto Coordenação e Assessoria Nacional, queremos rezar e por cada jovem e tantos outros que optaram para estar junto à juventude deste grandioso país, para que possamos continuar firmes em nossa caminhada, valentes a quaisquer desafios que aparecerem. Que nossos sonhos sejam mais reais e possíveis a partir das nossas novas estratégias missionárias junto aos jovens excluídos da sociedade. Que possamos servir o Deus da libertação, do pobre oprimido que caminha conosco nesse desafiador itinerário rumo a Civilização do Amor. Na companhia da Mãe Negra Aparecida que nos inspira e nos orienta no cotidiano Pjoteiro.

Com ternura na luta incessante,
Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude

Carta enviada por Thiago Oliveira
Secretário Regional da PJ

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Relógio - avaliação do grupo


Duração: 20 minutos


Material: Um relógio de papel e caneta ou lápis para cada participante.

Faça um relógio de papel, de ponteiros e com os numeros bem destacados, e escreva uma pergunta ou assunto para conversar em cada hora. Tire tantas cópias iguais, quantos forem os participantes.

Distribua os relógios, e um lápis ou caneta para cada pessoa. Peça que escrevam seu próprio nome no retângulo abaixo do relógio.
Agora todos devem caminhar e marcar um encontro para cada hora. Cada pessoa se apresenta a alguém e marca com ela um encontro - ambas devem então escrever o nome uma da outra, sobre o relógio no espaço da hora combinada. É necessário número par de participantes.
Quem já tiver preenchido todos os horários deve se sentar, para que fique mais fácil completar as agendas.

Quando todos tiverem marcado as horas, comece a brincadeira...

Diga as horas, por exemplo, "Uma hora". Cada um deve procurar o par com quem marcou o encontro da uma hora e conversar sobre a pergunta ou assunto marcado para aquele horário.

Essa é uma ótima dinâmica para discutir sobre vários assuntos. Sempre surgem opiniões e idéias novas.


http://www.pjmaringa.com.br/v9/pj-dinamicas/211-relogio-avaliacao-do-grupo.html

"Podem tirar-nos tudo, menos a esperança fiel" - Entrevista com Pedro Casaldáliga


Aos seus 81 anos, o bispo emérito da diocese de São Félix do Araguaia é um dos mais destacados representantes da Teologia da Libertação e se converteu em uma referência para a esquerda latino-americana.

Há quatro décadas, desde que chegou ao Brasil para ficar, seu trabalho em defesa dos direitos dos povos indígenas e dos grupos sociais mais oprimidos, assim como seu apoio aos movimentos brasileiros de agricultores sem terra e à revolução sandinista na Nicarágua nos anos 80 fazem com que Pedro Casaldáliga seja parte fundamental da memória viva da luta pela dignidade e pela libertação dos povos na América Latina.

A meados do mês de agosto, Pedro Casaldáliga recebia um grupo de ativistas sociais do Estado espanhol em sua humilde casa de São Félix, no estado brasileiro do Mato Grosso, para refletir que "a mundialização nos deu a oportunidade de reconhecer que somos uma só humanidade. Somos todos iguais, devemos ser assim, em dignidade e em oportunidades". Assim se dava início a uma conversa em que se tratou desde a situação política do Brasil até as perspectivas atuais da Teologia da Libertação, passando pelo modelo de consumo ou os desafios da esquerda latino-americana.

A reportagem é de Pedro Ramiro, María González Reyes e Luis González Reyes, publicada na revista Pueblos, nº 39, de setembro de 2009, e no sítio Religión Digital, 08-10-2009. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
 
confiram na íntegra http://www.redecelebra.com.br/boletim.php?id=86 ou http://www.ccj.org.br/site/noticias.php?op=VerNot&idNot=482
 

Festival Amani de arte e cultura africana


quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Bolívia reúne 21 países para pensar o Encontro de Responsáveis Nacionais da PJ




Encontro realizado de 25 a 30 de outubro na Bolívia reuniu em torno de 100 pessoas, de 21 países da América Latina, para aprofundar a Escuta à juventude. A atividade está pensada dentro do processo de Revitalização da ação Pastoral junto à juventude que nasce dos compromissos da 5ª Conferência Episcopal realizada em Aparecida/SP, resultante de uma ação missionária de sair ao encontro das pessoas para anunciar a vida nova anunciada por Jesus.

O Encontro aconteceu, na cidade de Cochabamba, Bolívia, com uma equipe muito organizada de acolhida. Foram feitas visitas ao Santuário de Nossa Senhora, festas apresentando a cultura de cada país e celebrações eucarística, além de uma comida muito diferente desta que estamos acostumados no Brasil, rica em variedade, no modo de preparar, com pratos muito raros e saborosos, fruto de uma memória e costumes dos povos indígenas. Esta é uma população marcadamente indígena - 80%. Os rostos empobrecidos/ as espalhados/as por onde passamos... Impressionam também, a simplicidade da vida e o modo de receber o povo.

A delegação do Brasil foi do Bispo responsável pelo Setor Juventude- CNBB, D. Eduardo Pinheiro, Pe. Sávio, também do Setor e o jovem Eric , da PJMP de Manaus, Tábata, Secretária Nacional da PJE , Hildete, Secretária Nacional da PJ.
O grupo assumiu continuar o caminho de revitalização desta ação evangelizadora no continente, preparando para o III Congresso que acontecerá nos dias 05 a 12 de setembro de 2010, na Venezuela. O Brasil terá 70 vagas e os Centros e Institutos da América Latina, cinco vagas.

Carmem Lucia Teixeira
Coordenadora Geral da Casa da Juventude Pe. Burnier.


quarta-feira, 4 de novembro de 2009

DINÂMICA PARA GRUPO


Dinâmica do coração

Objetivo: conhecer o outro e dar-se a conhecer, abrindo espaço para que cada um se apresente; buscando, com essa apresentação, maior intimidade entre os elementos do grupo; partilhando sentimentos, ideais, realizações, desejos e frustrações.

Ambiente: adequado para preservar a privacidade do grupo e permitir a acomodação de todos os participantes.

Material: folhas de papel sulfite e canetas hidrocor ou giz-de-cera para todos os participantes.

Desenvolvimento:

1) Entrega-se uma folha de papel sulfite a cada participante, que deverá desenhar um coração grande e escrever seu nome fora do coração. O coração deverá ser dividido em quatro partes.

2) Na primeira parte do coração, fazer um símbolo que relate um fato importante realizado por sua família (o maior acontecimento). Na segunda parte, desenhar sua maior realização pessoal. Na terceira parte, escrever a coisa mais importante que você pretende realizar nos próximos dois anos. Na quarta parte do coração, escrever, enfim, a maior decepção de sua vida.

3) Todos os participantes deverão pôr sua folha com o trabalho realizado no centro do círculo, compartilhando os resultados. Caso sintam necessidade, poderão comentar ou perguntar algo a respeito das respostas de seus colegas. A pessoa abordada terá liberdade para responder ou não à questão levantada. Compartilhar sentimentos e descobertas com o grupo.


Fonte: adaptação do livro Recriando experiências, Instituto de Pastoral de Juventude - Leste II, Ed. Paulus.

Dinâmica publicada junto ao artigo "Quem sabe o que é o amor?" na edição nº 387, jornal Mundo Jovem, junho de 2008, página 15.

http://www.mundojovem.com.br/dinamica-do-coracao.php 

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Pesquisa revela que quase 50% dos jovens brasileiros vivem na pobreza


Tatiana Félix *
 
A pesquisa "Síntese dos Indicadores Sociais", realizada no ano passado e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no início deste mês, revela que quase 45% das crianças e adolescentes de até 17 anos estão vivendo em condições de pobreza ou miséria no Brasil. O percentual equivale a 11 milhões de cidadãos. Para realizar a pesquisa o IBGE se baseia no salário mínimo vigente. No ano passado, o valor era de R$ 415. O estudo considera que um pobre tem rendimento domiciliar mensal de até meio salário mínimo por pessoa, enquanto o extremo pobre tem renda per capita de até um quarto deste valor.
De acordo com o Pesquisador da Diretoria de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), Sergei Soares, as crianças são as mais afetadas pela pobreza. "As crianças que são realmente pobres", afirma.
Ele justifica sua afirmativa dizendo que essas crianças têm pais jovens e que não conseguiram obter ainda estabilidade econômica. Ele informa que a pobreza no país tem um perfil específico. Segundo o pesquisador, os idosos constituem a minoria da população pobre. Em comparação à mesma pesquisa realizada em 1998, houve redução no nível da pobreza entre adolescentes até 17 anos. Na época, o estudo mostrou que 27,3% dessa faixa etária viviam em condições de extrema pobreza. Atualmente, esse percentual reduziu para 18,5%.
Na região Nordeste do País, embora a situação ainda seja preocupante, os índices apresentam melhoras. Há onze anos, a pobreza atingia 73,1% dos jovens nordestinos. Hoje, a taxa caiu para 66,7%. A região Sudeste apresenta menos da metade do índice nordestino, com 31,5% dos jovens vivendo nestas condições.
A melhora no Nordeste é atribuída aos programas sociais do Governo Federal, sobretudo o Bolsa Família. Para Sergei, a situação está melhorando rapidamente. "Quanto mais pobre a pessoa, mais importante o programa social", declara.
Além deste benefício, o pesquisador destaca que o salário mínimo e o crescimento econômico são também importantes na redução da pobreza. Segundo ele, é necessário que o Bolsa Família se torne um direito do cidadão, assim como é a aposentadoria.
Entretanto, Sergei considera que as pessoas que vivem em situação extremamente pobre não estão nestas condições por acaso. Ele diz que a falta de oportunidade numa cidade, por exemplo, a falta de capital humano e a falta de capital social, contribuem para isso.
Ainda de acordo com o IBGE, o índice de jovens d até 24 anos que têm ensino médio completo é de 36,8%. O dado revela que dobrou o número de jovens que concluíram essa faixa de escolaridade, já que em 1998 a taxa era de 18,1%.
Outro fator que chama a atenção são as desigualdades regionais. A região Sudeste, é a que apresenta o maior percentual (43,85%), seguida do Sul (37,7%), Centro-Oeste (35,4%), Norte (30,2%) e Nordeste (29,2%), com a taxa mais baixa.
A pesquisa também revelou que houve aumento no número de jovens universitários no Brasil, com idade entre 18 e 24 anos. Em 1998, quase 7% dos jovens nessa faixa etária estavam matriculados em uma universidade. Em 2008, a taxa subiu para 13,9%.


* Jornalista da Adital

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Confiram as fotos da PJ Aparecida



Confiram os eventos que aconteceram da PJ Aparecida através das fotos que estão disponíveis no orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=16472472390422206178





Acompanhem os próximos eventos através deste blog e participem com toda juventude!


A Coordenação Paroquial da Juventude está onde o jovem está. Juventude em marcha contra a violência.

Lançamento do DVD - CDL 1º nível




O Centro de Capacitação da Juventude - CCJ e a equipe do CDL tem a alegria de convidá-lo para participar da Noite de Lançamento do DVD de treinamento do CDL 1º nível feito em parceria com a Verbo Filmes.
Como ferramenta de evangelização da juventude e de treinamento de líderes, o CDL é o curso mais conhecido e multiplicado no Brasil. Há equipes reproduzindo o curso em mais de 70 dioceses e presentes em quase todos os estados.
Para acompanhar o livro temos agora uma novidade, um DVD de Treinamento para facilitar o processo de preparação dos cursos em nível local e conhecer seu potencial. Trata-se de uma experiência única e inovadora na pastoral no Brasil. Agora temos não somente o livro mas, também, a possibilidade de visualizar a aplicação das diferentes dinâmicas e palestras, e captar emocionalmente o potencial de renovação deste instrumento pedagógico para fortalecer a Pastoral da Juventude e outras pastorais e movimentos. É uma versão
visual do curso, com dicas e depoimentos de pessoas com larga experiência neste campo. Poderá também acompanhar o curso em ação, obtendo uma idéia geral e espacial daquilo que lemos no livro. Com ele, a preparação pode se tornar menos trabalhosa. Um grande número de jovens aparece no DVD como protagonistas.
Talvez você ou seus amigos também esteja lá! Venha participar conosco deste momento empolgante de nosso trabalho pastoral com a juventude.

http://www.ccj.org.br/site/noticias.php?op=VerNot&idNot=446

Festival de Música e Teatro revela jovens talentos para cultura cuiabana




Pastoral da Juventude fomenta a cultura da paz

Com o tema “Juventude em Marcha Contra a Violência”, os jovens de Cuiabá apresentaram suas produções artísticas, revelando novos talentos no Festival de Música Sacra e Teatro (Femusa Teatro). O evento aconteceu no Centro Cultural Silva Freire, Cóxipo, neste domingo (18).
O vencedor da categoria música foi o grupo de jovens do bairro Cohab São Gonçalo, Judac (Jovens unidos doando amor a Cristo) com a música “Palavra da Paz”. O grupo vencedor do teatro foi do bairro Pedra 90, J-Jerus (Jovens, Jesus espera renovação, união e solidariedade) com a peça “Renascimento”. Nos intervalos das apresentações de música e teatro, os grupos Samba Raiz e Capoeira Senzala mostraram seus trabalhos.
Além das apresentações culturais, a melhor torcida também foi avaliada. O grupo Jopu (Jovens procurando União), do bairro Pascoal Ramos foi o grande campeão, por ter a torcida mais organizada e a animada. O festival contou com a participação de jurados do grupo teatral Cena Onze, professores da rede pública e assessores da Pastoral da Juventude de Cuiabá.

Objetivo do Femusa Teatro
A Coordenação Paroquial da Pastoral da Juventude, organizadora do Femusa Teatro, afirmou que o objetivo do evento foi reunir a juventude e apresentar aos jovens a alternativa de ser um agente da paz e cultivar a amizade dentro dos grupos de jovens da igreja.
“O festival deu a estes jovens a oportunidade de conhecer o jeito de ser igreja da Pastoral da Juventude. Dentro do grupo de jovens, as pessoas cantam, encenam e discutem temas que tem a ver com a realidade vivida. A violência está em todo lugar, mas a paz que cultivamos pode superar isso com a fé que temos em Jesus Cristo”, declarou o coordenador de animação da CPJ-A, Rivanildo José de Souza.


Marcela Brito
Assessoria de Imprensa CPJ-A