Páginas

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Mensagem em favor das iniciativas de paz, justiça e de vida



No encerramento do ano de 2009, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma mensagemmanifestando seu apoio “às iniciativas que promovem o encontro, o diálogo, a cooperação e a convivência pacífica entre pessoas, povos, culturas e religiões”.
O texto sublinha ainda sobre a importância de superar discórdias entre povos, culturas e religiões. “É preciso construir caminhos de diálogo e de cooperação pelo exercício do respeito mútuo, da acolhida, da diferença e do reconhecimento da liberdade religiosa de cada ser humano”.

Um modo de superar as tensões, segundo a CNBB, é dar um direcionamento comum ao ser humano e aos seus valores e vicissitudes. “Impõem-se para esse olhar comum: a afirmação da liberdade sócio-religiosa, com respeito pela consciência de cada pessoa e de cada povo; um acordo básico sobre os fins e valores comuns e os meios para alcançá-los, que deve ser sobr5e os valores que trazem substância à vida pública e ao bem-estar neste mundo, como a sacralidade da vida, a justiça, a liberdade, a igualdade, a paz [...]”.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

IV JUBRA - Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira



Estão abertas as inscrições para o IV JUBRA - Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, que acontecerá em Belo Horizonte, na PUC Minas, de 16 a 18 de junho de 2010.

O JUBRA é um evento acadêmico, interinstitucional e interdisciplinar que congrega pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as para a discussão de pesquisas, programas e projetos sociais referentes à juventude.

Um dos propósitos do encontro é potencializar o fluxo de intercâmbios e ampliar a rede de cooperação entre pesquisadores/as que estudem esta temática a partir de diferentes referenciais e campos do saber. Também a expectativa é que o JUBRA produza, em curto, médio e longo prazos, impactos na produção do conhecimento e amplie a troca de experiências acerca das ações públicas e da sociedade civil no sentido de garantia dos direitos dos adolescentes e jovens.

O Simpósio tem um público composto por pesquisadores e estudantes de psicologia, educação, ciências sociais, ciências da saúde e saberes afins; bem como profissionais dos campos da saúde, assistência social e educação; profissionais de ONG’s, de fundações, de governo nos níveis municipal, estadual e federal e de associações da sociedade civil, lideranças jovens que estão à frente de grupos e redes, entre outros.

Inscrições e informações: (31) 3319-4099, jubra4@pucminas.br ou
http://www.pucminas.br/jubra/index_padrao.php

Divulgada a lista de missionários assassinados em 2009


Dobrou o número de missionários assassinados em 2009 em relação ao ano anterior. Isso foi o que revelou a Fides, agência do Vaticano para o mundo missionário. O número exato de 2009 foi 37 agentes pastorais assassinados enquanto desempenhavam sua missão nos cinco continentes, somente esse ano.

Esse número refere-se a 30 sacerdotes, duas religiosas, dois seminaristas e três voluntários leigos. O elenco destas mortes refere-se não só aos missionários “ad gentes”, mas a todo o pessoal eclesiástico que morreu de forma violenta ou que sacrificou a sua vida consciente do risco que corria.

Somente no continente americano chegou à conclusão de que esse foi um ano extraordinário. Aqui foram assassinados 23 missionários [18 sacerdotes, dois seminaristas, uma religiosa e dois leigos]. Na África morreram nove padres, uma religiosa e um leigo. A Europa registrou a morte de um padre. Já na Ásia, foram assassinados dois padres.

Por países, o Brasil liderou a lista mortes de sacerdotes: seis assassinatos. A Colômbia também registrou cinco padres e um leigo, assassinados. Na África do Sul foram mortos quatro padres e na República Democrática do Congo contabilizaram-se as mortes de dois sacerdotes, uma religiosa e um leigo da Cáritas.

De acordo com a Fides, muitos membros da lista foram vítimas da própria violência que estavam a combater ou da disponibilidade para ir ao encontro dos outros, colocando em segundo plano a sua segurança pessoal. Alguns foram vítimas de tentativas de assalto ou seqüestro.

Os números revelam ainda que desde 1980 morreram 949 missionários, com destaque para as vítimas provocadas pelo genocídio de Ruanda, em 1994. Desde 2001 já houve 230 mortes registradas pela agência do Vaticano.

Elenco completo - 2009
Pe. Giuseppe Bertaina, italiano, assassinado a 16 de Janeiro em Nairobi, Quénia.
Pe. Eduardo de la Fuente Serrano, espanhol, encontrado sem vida a 14 de Fevereiro em Havana, Cuba.
Pe. Juan Gonzalo Aristizabal Isaza, assassinado a 22 de Fevereiro na localidade de Antioquia, Colômbia.
Pe. Daniel Matsela Mahula, morto a 27 de Fevereiro em Bloemhof, África do Sul.
Pe. Révocat Gahimbare, morto a 8 de Março em Karuzi, Burundi.
Pe. Gabriel Fernando Montoya Tamayo e Pe. Jesús Ariel Jiménez, assassinados a 16 de Março em La Primavera, Colômbia.
Pe. Lionel Sham, morto a 17 de Março em Mohlakeng, África do Sul.
Pe. Ramiro Ludeña, espanhol, assassinado a 20 de Março no Recife, nordeste do Brasil.
Pe. Lorenzo Rosebaugh, norte-americano, assassinado a 18 de Maio em Alta Verapaz, Guatemala.
Pe. Ernst Plöchl, austríaco, encontrado sem vida a 31 de Maio na Província do Cabo, África do Sul.
Jorge Humberto Echeverri Garro, professor, morto a 11 de Junho em Panama di Arauca, Colômbia
Pe. Habacuc Hernández Benítez, e os seminaristas Eduardo Oregón Benítez e Silvestre González Cambrón, assassinados em Guerrero, México.
Pe. Gisley Azevedo Gomes, encontrado sem vida a 16 de Junho, próximo de Brasília.
Pe. Mariano Arroyo Merino, espanhol, morto a 13 de Julho em Havana, Cuba.
Ricky Agusa Sukaka, membro da Cáritas, assassinado a 15 de Julho em Kivu norte, República Democrática do Congo.
Pe. James Mukalel, assassinado no estado de Karnataka, Índia, a 29 de Julho.
Pe. Leopoldo Cruz, encontrado sem vida a 24 de Agosto em El Salvador.
Pe. Cecilio Lucero, assassinado a 6 de Setembro na província de Samar norte, Filipinas.
Pe. Ruggero Ruvoletto, italiano, assassinado a 19 de Setembro em Manaus, Brasil.
Pe. Evaldo Martiol, assassinado em Santa Catarina, Brasil, a 26 de Setembro.


Com informações da Agência Fides
fonte: www.pj.org,br 

Mutirão da Comunicação - América Latina e Caribe


   
Estão abertas as inscrições para o Mutirão da Comunicação - América Latina e Caribe - Muticom, que acontecerá de 03 a 07 de fevereiro, em Porto Alegre, com o tema: “Processos de Comunicação e Cultura Solidária”.

     O objetivo do mutirão é promover um espaço de diálogo sobre os processos de comunicação, à luz de uma cultura solidária, para a construção de uma sociedade comprometida com a justiça, a liberdade e a paz.
O Muticom também quer suscitar questionamentos como: “Que comunicação queremos?”; “Que desafios têm os atuais e futuros/as comunicadores/as?”; “Qual o papel dos meios de comunicação na construção de uma sociedade mais justa, humana e solidária”.
     Durante o evento serão trabalhados os eixos temáticos: 1) Novos cenários políticos e sociais latino-americanos e os processos de comunicação. 2) Economia e comunicação na era digital. 3) Comunicação no diálogo das culturas.

O sentido da proposta: 

     O Mutirão de Comunicação – América Latina e Caribe pretende ser uma vivência de comunicação na qual todos/as participantes mostrem suas experiências e saberes para enriquecimento mútuo e produção de novos conhecimentos coletivos.
     A idéia é que essas experiências gerem um diálogo de práticas comunicacionais na sociedade brasileira, latino-americana e caribenha, orientadas para uma sociedade justa, livre e em paz.
É também um processo de mobilização e reflexão para o intercâmbio em toda a América Latina e Caribe, desde a convocação até o encontro presencial em Porto Alegre, em julho de 2009.
    A participação é aberta a todos/as que se sintam chamados/as e motivados/as a contribuir, ainda que não estejam diretamente ligados aos meios de comunicação, mas que compreendam a importância do tema para a sociedade atual.

Inscrições e informações: www.muticom.org.
http://www.casadajuventude.org.br/index.php?option=content&task=view&id=2390&Itemid=2
 

Fórum Social Mundial - 2010

    


    As celebrações dos 10 anos de aniversário do Fórum Social Mundial terão início na cidade onde tudo começou: Porto Alegre. A capital gaúcha e sua região metropolitana serão sede do Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre, entre os dias 25 e 29 de Janeiro de 2010. Mas este será apenas o primeiro dos vários eventos já programados para todo o próximo ano, já que o FSM 2010 terá um formato descentralizado e permanente, com eventos em todo o mundo que deverão ter a crise global como tema comum.

     Entre as atividades já programadas para o evento da Grande Porto Alegre, acontecerá o Seminário Fórum Social Mundial 10 Anos, organizado pelo Grupo de Apoio ao Fórum Social Mundial. O evento reunirá convidados/as de várias partes do mundo para debates de avaliação e perspectivas sobre o processo FSM. Voltada para lideranças de redes e movimentos sociais, representantes dos comitês organizadores dos fóruns e intelectuais identificados com o espaço, a atividade pretende contribuir com a definição dos rumos que o processo deverá percorrer. Será um espaço de reflexão não só sobre a experiência passada do FSM, mas principalmente sobre seu futuro.

    Desde seu nascimento, em 2001, em contraposição ao Fórum Econômico Mundial realizado anualmente em Davos, na Suíça, o Fórum Social Mundial constituiu-se como uma importante iniciativa de mobilização e articulação da sociedade civil global. De lá para cá, desempenhou um papel central contra o “pensamento único”, dialogando com o nascente movimento altermundialista e oferecendo um rico espaço de troca de experiências, construção de campanhas e debates de alternativas aos problemas sociais em nível global.

    Ao longo destes 10 anos, o FSM deixou de ser apenas um evento e transformou-se em um processo de escala global. Além dos encontros mundiais, que desde 2004 (Mumbai, Índia) alcançaram outros países e continentes, são inúmeros os eventos locais, nacionais e temáticos que hoje fazem parte desse processo. Como primeiro evento da celebração de sua primeira década, o Fórum Dez Anos Grande Porto Alegre cumprirá o importante papel de estimular e impulsionar o FSM 2010 em todo o mundo.

    Saiba mais: www.forumsocialmundial.org.br.
fonte: www.pj.org.br