Páginas

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Mensagem em favor das iniciativas de paz, justiça e de vida



No encerramento do ano de 2009, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma mensagemmanifestando seu apoio “às iniciativas que promovem o encontro, o diálogo, a cooperação e a convivência pacífica entre pessoas, povos, culturas e religiões”.
O texto sublinha ainda sobre a importância de superar discórdias entre povos, culturas e religiões. “É preciso construir caminhos de diálogo e de cooperação pelo exercício do respeito mútuo, da acolhida, da diferença e do reconhecimento da liberdade religiosa de cada ser humano”.

Um modo de superar as tensões, segundo a CNBB, é dar um direcionamento comum ao ser humano e aos seus valores e vicissitudes. “Impõem-se para esse olhar comum: a afirmação da liberdade sócio-religiosa, com respeito pela consciência de cada pessoa e de cada povo; um acordo básico sobre os fins e valores comuns e os meios para alcançá-los, que deve ser sobr5e os valores que trazem substância à vida pública e ao bem-estar neste mundo, como a sacralidade da vida, a justiça, a liberdade, a igualdade, a paz [...]”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário