Páginas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

82 anos de Dom Pedro Casaldáliga

"Onde não há utopia, não há futuro".
(Dom Pedro Casaldáliga)


Amigos, hoje, 16 de fevereiro, o grande e amado Dom Pedro Casaldáliga completa 82 anos de luta, sonhos e de uma vida em favor dos pobres e do Reino de Deus...

segue um de seus belos poema dele...


Canção da foice e do feixe

Com um calo por anel
monsenhor cortava arroz.
Monsenhor "martelo
e foice?"
Me chamarão subversivo.
E lhes direi: eu o sou.
Por meu povo em luta, vivo.
Com meu Povo em marcha vou.
Tenho fé de guerrilheiro
e amor de revolução.
E entre Evangelho e canção
sofro e digo o que quero.
Se escandalizo primeiro,
queimei o próprio coração
ao fogo desta Paixão,
cruz de seu mesmo Madeiro.
Incito à subversão
contra o Poder e o Dinheiro.
Quero subverter a Lei
que perverte ao Povo em grei
e ao Governo em carniceiro.
(Meu Pastor se faz Cordeiro
Servidor se fez meu Rei.)
Creio na Internacional
das frontes alevantadas
da voz de igual a igual
e das mãos enlaçadas...
E chamo a Ordem de mal
e ao Progresso de mentira.
Tenho menos paz que ira.
Tenho mais amor que paz.
...Creio na foice e no feixe
destas espigas caídas:
Creio nesta foice que avança
uma Morte em tantas vidas!
- sob este sol sem disfarce
e na comum Esperança -
tão encurvada e tenaz!

(Pedro Casaldaliga)



Parte de uma entrevista realizada pela revista "Mundo e Missão":

Com 75 anos de vida e muita história para contar, qual é a mensagem
que o senhor deixa para os jovens?

Que continuem sendo jovens. Que façam da juventude esperança, força, doação, sonho. Que não caduquem antes da hora, corporalmente e espiritualmente. Em segundo lugar, que saibam abraçar as causas maiores, as causas da justiça, da libertação, da ecologia, da política e da paz. Em terceiro lugar, que se apaixonem por Jesus Cristo, sua palavra, sua vida, sua morte e sua ressurreição. Não esqueçam, dizia um famoso poeta francês convertido, Paul Claudel, que "a vida de uma pessoa acaba sendo aquilo que se sonhou na juventude". Quem não sonha alto na juventude, dificilmente vai ter uma vida generosa, uma vida que valha a pena. É a hora de definir a vida, definitivamente. Poderá ter tropeços, perder o caminho, perder-se de vez em quando, mas se sonhou alto, encontrará o caminho de novo.

Fonte: http://www.pime.org.br/mundoemissao/testemunhosbispo.htm

www.pj.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário