Páginas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Reflexão sobre a Liturgia da Palavra de Quarta-feira de Cinzas





Por: Luis Duarte
Coordenador Nacional da PJ - Regional Centro-oeste

Iniciamos nesta Celebração Memorial do Amor de Cristo o Tempo da Quaresma; tempo de reconciliação, oração, perdão, missão e Amor.
Vivemos pois, um Tempo de Reconciliação, tempo de sairmos de nós mesmos e irmos à encontro do/a irmão/ã, à encontro de Deus, tempo de re-atar os laços, de perdoar e pedir perdão. O profeta Joel motivava à comunidade à voltar-se para Deus.
Vivemos, também, um tempo de Perdão, fazendo memória do Amor de Deus somos motivados/as à perdoarmos e pedirmos perdão ao irmão e ao Senhor. O profeta Joel quanto se dirigi ao povo lembrava do Amor do Pai que nos perdoa e acolhe. São Paulo ao se dirigir a comunidade de Corintho lembrava que Jesus, único sem pecado, assume por Amor, todo o pecado da humanidade e nos perdoa.
Vivemos, um tempo de Oração. Somos, pois, convidados/as a mais e mais estarmos em comunhão, juntos/as de Deus através da Oração. Jesus Cristo em seu caminho, sempre parava e rezava, e nos lembrava a importância da oração para nossa Vida e Missão.
Vivemos um tempo de Amor. Mais que nunca nós recordamos do Amor de Deus por nós, que por Amor nos envia Jesus, que também por Amor aceita morrer na cruz. Somos, pois, impelidos/as pelo Espírito de Vida e Amor à amar incondicionalmente a todos/as.
Vivemos um tempo de missão. Jesus ao se dirigir aos discípulos ensinava-lhes, partindo de sua própria Vida, caminhos para viverem e continuarem a Missão (Vida e Vida em abundância para todos/as). Jesus motivava os discípulos à serem discretos em sua ação, à não desejarem glorias e honrarias por causa do bem que faziam, os motivava à oração, ao ato de pedir e dar o perdão e à amarem incondicionalmente.
No tempo da Quaresma somos convidados/as, pois, a assumirmos os discipulado missionário pela Vida e pelo Reino, que chamamos Civilização do Amor.
Oxalá consigamos nesta Quaresma pedir e dar o perdão, acolher o/a irmão/ã, reconciliarmos-nos uns com os outros, amar incondicionalmente, orarmos mais, nos doarmos pela causa e assumir o discipulado missionário pela Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário