Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Bolívia reúne 21 países para pensar o Encontro de Responsáveis Nacionais da PJ




Encontro realizado de 25 a 30 de outubro na Bolívia reuniu em torno de 100 pessoas, de 21 países da América Latina, para aprofundar a Escuta à juventude. A atividade está pensada dentro do processo de Revitalização da ação Pastoral junto à juventude que nasce dos compromissos da 5ª Conferência Episcopal realizada em Aparecida/SP, resultante de uma ação missionária de sair ao encontro das pessoas para anunciar a vida nova anunciada por Jesus.

O Encontro aconteceu, na cidade de Cochabamba, Bolívia, com uma equipe muito organizada de acolhida. Foram feitas visitas ao Santuário de Nossa Senhora, festas apresentando a cultura de cada país e celebrações eucarística, além de uma comida muito diferente desta que estamos acostumados no Brasil, rica em variedade, no modo de preparar, com pratos muito raros e saborosos, fruto de uma memória e costumes dos povos indígenas. Esta é uma população marcadamente indígena - 80%. Os rostos empobrecidos/ as espalhados/as por onde passamos... Impressionam também, a simplicidade da vida e o modo de receber o povo.

A delegação do Brasil foi do Bispo responsável pelo Setor Juventude- CNBB, D. Eduardo Pinheiro, Pe. Sávio, também do Setor e o jovem Eric , da PJMP de Manaus, Tábata, Secretária Nacional da PJE , Hildete, Secretária Nacional da PJ.
O grupo assumiu continuar o caminho de revitalização desta ação evangelizadora no continente, preparando para o III Congresso que acontecerá nos dias 05 a 12 de setembro de 2010, na Venezuela. O Brasil terá 70 vagas e os Centros e Institutos da América Latina, cinco vagas.

Carmem Lucia Teixeira
Coordenadora Geral da Casa da Juventude Pe. Burnier.


Nenhum comentário:

Postar um comentário