Páginas

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Carta aos Grupos de Jovens da Pastoral da Juventude

“A Pastoral da juventude a certeza que o sonho pode acontecer!”

“Agradeço pelo empenho de tantas vozes dispersas até agora!


Vamos juntos/ as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de Jovens”.


(Pe. Gisley – Assessor do Setor Juventude- CNBB)




Saudações jovens Pjoteiros/ as!


Companheiros/ as de utopia,

Como o nosso coração se alegra em saber que esta humilde carta neste momento chega até vocês. Saibam que em nenhum momento deixamos de pensar em cada um (a) de vocês, no mais distante lugar deste grandioso país. Nosso desejo de verdade, era poder estar em constante comunicação, partilhando nossas alegrias e os nossos desafios, escutando e estando mais perto de vocês, de forma mais intensa. Mesmo assim, sabemos que nossos ardores missionários se cruzam, comungam, e se unem na luta única, que é a construção da civilização do amor.

Em nossa reunião de abril deste ano, em Goiânia, vimos o quanto de ações os grupos de base fizeram e o que iriam fazer até o final deste ano, apesar das dificuldades que desafiam a caminhada. Vocês não imaginam a grande felicidade que nos invade, em saber que não estamos em silêncio nos quatro cantos do país. Todos nós sabemos que a existência desta desafiadora organização da Pastoral da Juventude se dá pelo empenho e doação de cada jovem, assessor (a), religioso (a), que fazem das suas vidas, uma vida de grupo.

Neste primeiro semestre, temos vivido muitas surpresas, algumas boas e outras assustadoras. Apesar da nossa grandiosa articulação, percebemos um pouco da nossa ausência na luta em defesa da vida da juventude de forma mais intensiva. O grande índice de jovens que são assassinados em nosso país nos leva urgentemente a pensar novas estratégias de intervenção, pedagogia e metodologia junto a esta causa. Vale ressaltar, o assassinato brutal com Pe. Gisley – Assessor Nacional do Setor Juventude, que nos marcou profundamente e nos motiva a politizar estas mortes jovens e transformar nossas lágrimas em águas - fonte de esperança na luta pela vida.

As nossas atividades permanentes como a Semana da Cidadania, Semana do Estudante e Dia Nacional da Juventude, são fundamentais para dizer por meio de ações concretas, reforçando e fazendo ecoar nossos princípios: NÃO A VIOLÊNCIA, NÃO A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, NÃO A EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL, NÃO AO EXTERMÍNIO DE JOVENS, NÃO A TUDO QUE FERE A VIDA.

Um dos pontos vivenciados que ficou forte na pauta da nossa reunião foi os nossos 04 projetos e a publicação do “Corpo”. O Corpo (Um jeito de ser e fazer – orientações para a caminhada pastoral) é um material que pode unificar os grupos isolados da nossa organização. E falando em instancia, como se encontra cada jovem de seu grupo? E como está o relacionamento do grupo com a comunidade? E as Áreas Missionárias, diaconisa, paróquias, setores, foranias, Arquidioceses, Dioceses, prelazias, Regional e outros tantos que desconhecemos? Então, tudo isso deve estar em sintonia para o Corpo da Pastoral da Juventude funcionar. É! Sabemos que não é fácil manter tudo isso em sintonia, mais é muito inspirador e motivador poder ver tanta gente e tanta historia, trabalhando para uma sociedade livre de todo tipo de dores.

Nós, enquanto Coordenação e Assessoria Nacional, queremos rezar e por cada jovem e tantos outros que optaram para estar junto à juventude deste grandioso país, para que possamos continuar firmes em nossa caminhada, valentes a quaisquer desafios que aparecerem. Que nossos sonhos sejam mais reais e possíveis a partir das nossas novas estratégias missionárias junto aos jovens excluídos da sociedade. Que possamos servir o Deus da libertação, do pobre oprimido que caminha conosco nesse desafiador itinerário rumo a Civilização do Amor. Na companhia da Mãe Negra Aparecida que nos inspira e nos orienta no cotidiano Pjoteiro.

Com ternura na luta incessante,
Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude

Carta enviada por Thiago Oliveira
Secretário Regional da PJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário